O Caminho para a Paz

Publicado: 1 de janeiro de 2012 em Uncategorized

Hoje se comemora o dia mundial da paz e o mundo tem procurado desesperadamente por ela. Para o mundo, é dela que precisamos. Então abordarei como chegar a ela através do amor ensinado por Jesus Cristo.
Sim! Jesus nos ensinou tudo sobre como viver uma vida feliz, próspera e de paz nesse mundo tão atribulado e cheio de pecados. A Bíblia nos diz que por onde Jesus passava, Ele pregava as boas novas do Reino e realizava muito milagres.

“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mateus 9.35,36)

Jesus era cheio de amor por aquele povo que, sabia Ele, iriam mais tarde gritar “Crucifica-O!”. E até mesmo naquele momento de sofrimento intenso que era a crucificação Ele não desistiu de morrer em nosso lugar para purificar-nos e ainda orou a Deus pedindo “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo.” (Lucas 23.34)

Quando Jesus veio ao mundo para viver como homem, Ele provou que é possível viver uma vida sem pecados e em suas pregações ensinou sobre como viver uma vida de perfeita integridade nessa Terra. Ele reforçou cada um dos mandamentos que foram entregues ao povo na época de Moisés e ainda muito mais!
Mas uma das coisas que mais chamam a minha atenção em todas as mensagens que Jesus nos deixou está em Mateus 22.37-40 e Marcos 12.28-31. Quando um dos mestres da Lei lhe perguntou qual era o mandamento mais importante, Jesus respondeu que o primeiro e maior mandamento é “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. E o segundo mais importante é “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Vocês conseguem entender a profundidade desses mandamentos?
Jesus nos ensinou que para haver paz precisamos amar o nosso próximo como a nós mesmos, e este não é um mandamento fácil de ser cumprido por nós que somos seres humanos falhos, pois teimamos em amar a nós mesmos acima de tudo. E acredito que quando amamos a Deus com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento, o amor ao próximo vem como consequência, pois quem não ama ao seu próximo não pode amar a Deus. E quem ama ao seu próximo preza pela paz, não é mesmo? E não faz diferença se esse próximo te ama ou te odeia, o mandamento não muda!

“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhe façam, façam também vocês a eles. (…) Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.” (Lucas 6.27-31,36)

Em tudo Jesus demonstrou amor. Ele foi tão amoroso, misericordioso e tão coerente em seus ensinamentos que nem mesmo os chefes dos sacerdotes e nem todo o conselho dos principais líderes do povo judeu conseguiam achar um motivo para condená-Lo, embora muitos tenham testemunhado falsamente contra Ele. (Mateus 26.59,60 e Marcos 14.55,56)

E pra terminar, gostaria de deixar aqui uma passagem para meditação pro ano inteiro:

“Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro, nem egoísta, não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno.” (1º Coríntios 13: 4-8)

Então se você tem esse amor que Jesus nos ensinou, você tem a paz. E se você tem a paz, o mundo ainda tem chance, pois a paz começa em mim e em você. Ela começa no coração das pessoas que querem seguir o caminho do amor ensinado por Jesus.

Anne Beatriz Cruz

P.s.: Quem quiser saber um pouquinho mais sobre o que a Bíblia nos fala sobre o amor, leia Romanos 12.9-21. =)

Deixe um comentário