O Prêmio da Nova Vida

Publicado: 5 de setembro de 2011 em Uncategorized

“O tênis é um jogo feroz. O seu objetivo é derrotar o adversário. E a sua derrota se revela no seu erro: o outro foi incapaz de devolver a bola. Joga-se tênis para fazer o outro errar. O bom jogador é aquele que tem a exata noção do ponto fraco do seu adversário, e é justamente nesta direção que ele vai dirigir a sua cortada. O prazer do tênis se encontra, portanto, justamente no momento em que o jogo não pode mais continuar porque o adversário foi derrotado. Finda-se o jogo sempre com a alegria de um e a tristeza de outro.
O frescobol se parece muito com o tênis: dois jogadores, duas raquetes e uma bola. Só que, para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca. Se a bola veio meio torta, a gente sabe que não foi de propósito e faz o maior esforço do mundo para devolvê-la no lugar certo, para que o outro possa pegá-la. Não existe adversário porque não há ninguém a ser derrotado. Aqui ou os dois ganham ou ninguém ganha. E ninguém fica feliz quando o outro erra – pois o que se deseja é que ninguém erre. E o que errou pede desculpas; e o que provocou o erro se sente culpado. Mas não tem importância: começa-se de novo este delicioso jogo em que ninguém marca pontos…”

(Fonte: http://www.rubemalves.com.br/tenisfrescobol.htm)

Eu não estou afirmando que já venci ou que já me tornei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois Cristo Jesus já me conquistou. É claro, irmãos, q eu não penso que já consegui me tornar perfeito. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a meta a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam diferente, Deus vai esclarecê-los. Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora. Filipenses 3.12-16

Muitas vezes competimos com nossos irmãos em Cristo. É humano. Mas a Bíblia nos fala que a nossa vida cristã não é baseada em competição e sim, baseada em cooperação. Nós temos a tendência de competirmos uns com os outros. Por um lado é bom, pois faz com que nos esforcemos bastante, no entanto, se competirmos uns com os outros não chegaremos a lugar nenhum!

Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. Mas se vocês se mordem e devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente. Gálatas 5.14-15

Precisamos entender que todos ganharão o prêmio. Nessa carta Paulo incentiva a todos para correrem atrás do prêmio, que é para todos. Portanto, não olhe o seu irmão como adversário, mas como cooperador e colaborador na obra de Deus. Se ele foi abençoado com alguma coisa, não fique com ciúmes, mas se alegre de coração. Se ele está passando por alguma dificuldade, não se alegre, mas chore com ele. Deus guardou um prêmio para cada um de nós; ninguém foi excluído.
Lembre-se que você não é perfeito e que ninguém no mundo é. Lembre-se de que ninguém merece de fato o prêmio, e que só o receberemos pela graça de Deus porque todos são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; não há distinção, pois todos são um em Cristo Jesus. (Gl 3.26-28). Precisamos aprender a “lição do frescobol”.

Dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. Colossenses 1.12-14

Por isso sejamos agradecidos, pois já recebemos um Reino que não pode ser abalado. Hebreus 12.28a

Anne Beatriz Cruz

Deixe um comentário